quarta-feira, 6 de maio de 2015

Sobre resenhas e críticas literárias











O que me levou a escrever esse texto foram duas coisas: a falta de entendimento da palavra resenha e o livre direito de escrever o quê e como eu quiser.

Calma lá, não estou sendo grosseiro, embora a frase acima possa sugerir isso. A palavra resenha, em seu significado nos dicionários, remete basicamente a uma outra palavra: resumo. Mas não é bem por aí.

Você, ao terminar de ler um livro, quer fazer uma resenha? Ok! O quê e como fazer então? Simples, diga em suas próprias palavras o que achou, destaque alguma informação importante, fale sobre o que é aquele livro e etc. Certo? Certo! Mas não é bem isso o que acontece. O que eu ando lendo e vendo por aí na internet é uma quantidade enorme de resumos. O que isso quer dizer? Quer dizer que é como se eu estivesse lendo resumidamente o livro novamente. Não é esse o trabalho da resenha. Resenha é a livre interpretação pessoal acerca de um determinado texto. Traduzindo, a opinião de cada um sobre aquele material lido (ou assistido, ouvido e etc.). Você não tem que dizer tudo que tem dentro do livro e sim seu sentimento e entendimento sobre ele.

Já vi blogs com resumos completos de livros com o título de "resenha". Não! Isso não está certo. Resenhas são opiniões críticas, meramente isso. Devemos analisar a escrita do autor, o enredo, seus personagens, a fluidez ou não da história entre tantas outras coisas, mas tudo deve ser dito em suas próprias palavras, com uma crítica (positiva ou negativa) baseada no seu prévio conhecimento sobre o assunto. Não quero ler resenhas de livros para saber a sua história, isso eu descubro lendo a parte de atrás do livro ou suas orelhas. Entenderam? 

Atenha-se a esse fato: RESENHA NÃO É A MESMA COISA QUE RESUMO.

Outra coisa muito importante sobre a resenha. É preciso ter senso crítico sobre uma obra. Você não precisa ser uma sumidade no assunto para dar o seu parecer sobre alguma coisa. Mas você também não pode deixar de lado informações prévias que você carrega consigo das muitas outras leituras e estudos que fez. É importante falar criticamente sobre um texto para construir uma resenha.

Aqui entra a segunda coisa que eu queria dizer. Eu não trabalho para ninguém e não tenho que seguir fórmulas exatas para construir a minha opinião a respeito de alguma coisa que li. Sigo sim alguns padrões para compor uma resenha, pois resenha é resenha e não a porcaria de um resumo (que fique bem claro). Uma das coisas que me incomoda profundamente é ser brando e suave com alguma coisa que lhe desagrada. Se eu ler um livro bosta (como o Mago Aprendiz, por exemplo) eu não vou medir palavras para dizer que aquilo não presta. (Isso não quer dizer que eu vou xingar o livro, só reclamar da falta de bom senso. Na maioria das vezes...).

A crítica aqui é muito importante. Vou contar um caso curto. 

Eu tenho uma amiga leitora que muito mais do que eu, que já leu muito mais do que eu e que, provavelmente, tem muito mais conhecimento do que eu. Essa minha amiga leu a resenha que eu fiz do livro citado acima e discordou de mim drasticamente. Ok! Até aí tudo certo. Mas quando comecei a argumentar com ela sobre o assunto ela se irritou e defendeu avidamente o autor e sua obra. Fiquei pasmo, pois saber (porque a conheço há muitos anos) que uma pessoa que já leu tantas ótimas obras de tantos ótimos autores simplesmente desconsidera todo seu conhecimento prévio (sua capacidade crítica) para vigorosamente proteger um livro tão mal escrito como o mencionado.

Vou usar a Música como exemplo, pois é uma das áreas que mais domino. Se eu gosto da banda X por n motivos, isso não descarta a probabilidade de eu não gostar de algum dos seus trabalhos. Minha autoformação musical me dá capacidade de saber quando a tão amada banda faz alguma coisa ruim. Nem tudo é unânime. Não estou dizendo para ninguém concordar comigo em nada do que eu falo ou escrevo, mas é essencial que você apresente argumentos para refutar os meus, para termos um diálogo sadio e aprendermos um com o outro. 

Isso tudo vale para uma resenha, pois quando faço uma, uso o meu prévio conhecimento literário para discorrer sobre aquele assunto, sendo crítico, no sentido de fazer análises embasadas em informações e conhecimentos. Agora, se você ama irrevogavelmente Crepúsculo, 50 tons de cinza e Jogos vorazes, você provavelmente caiu no blog errado. Fuja daqui correndo!





Nenhum comentário:

Postar um comentário