quarta-feira, 20 de maio de 2015

Projeto Almanaque - Project Almanac - Paramount Pictures





Começo com a palavra: tenso! E foi exatamente assim que me senti assistindo esse filme. Pela sinopse eu achei que seria uma coisa boba, meio infantil, e acabei errando feio (ainda bem!). Decidi ver o filme ontem à tarde, pois tinha aquele momento da vida livre e queria dedicar a algum título recente. Pesquisei e escolhi este, sem nunca ter visto o trailer ou lido algo a respeito. A fraca sinopse fez minhas expectativas baixarem ao ponto de eu ter gostado muito de ver esse filme.

Pelo que eu entendi, pesquisando por aí, esse filme produzido por Michael Bay saiu direto em DVD aqui no Brasil, porque sua estreia lá fora foi um fiasco (há controvérsias). Pra começar, esse é aquele tipo de filme documentário (tipo A Bruxa de Blair e Poder sem Limites), filmado no intuito de parecer um filme amador, registrado pelos próprios personagens com suas câmeras. E a premissa lembra bastante a do filme Efeito Borboleta (lembram?).

Trata-se basicamente de um filme de ficção científica que aborda o assunto viagem no tempo.

O filme conta a história de um jovem que, com a ajuda de dois amigos e sua irmã, está empenhado em conseguir uma bolsa de estudos no MIT (Massachusetts Institute of Technology). Seu projeto não sai como ele gostaria, mas, procurando por novas ideias nas coisas de seu falecido pai (de quem puxou a inteligência e a vocação para cientista) ele descobre um protótipo de uma máquina do tempo.

Os cinco (pois sua paixão de escola se junta ao grupo) descobrem como fazê-la funcionar e criam um pacto para sempre saltarem no tempo juntos. Eles começam a voltar no passado para melhorarem suas vidas. Mas, (é claro) como todo filme que aborda esse assunto, eles acabam criando rupturas temporais e aumentando seus problemas. 

O filme parece um grande clip da MTV, todo filmado com cenas sem foco, câmeras balançando, tremendo, focando coisas adversas e etc. Mas isso só dá mais ritmo ao filme que é basicamente, frenético. Gostei bastante da história, mesmo não sendo uma ideia muito original. Ao contrário do que todos pensam, não é um filme lotado de efeitos especiais e os que aparecem são suficientes para preencher o enredo.

Fica aquela sensação de reflexão quando o filme acaba, mas também uma pontinha de e se...






2 comentários:

  1. Não entendi como eles voltam mais de uma vez na escola para que o mlk passasse no teste oral de quimica. Na segunda vez que eles voltassem não era para eles verem a versao deles da primeira vez em que voltaram la?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, verdade! Tá aí mais uma incoerência dessas coisas de viagem no tempo! Aposto que nem os produtores perceberam isso! Hehehe

      Excluir