terça-feira, 31 de março de 2015

Como ler um livro até o fim

Bom, dando continuidade ao texto de ontem e aprofundando melhor essa questão, vou falar sobre esse assunto tão recorrente e que muitos acham impossível: terminar um livro. Parece que as pessoas desenvolveram um crença que diz que um livro não pode ser terminado ou que um livro deve ser postergado até o infinito. Digo isso por experiência própria, grande parte da minha adolescência foi assim, já cheguei a ler um mesmo livro por quase dois anos (absurdo!). Mas o quê é que faz isso se tornar uma constante na vida de muitas pessoas?

Como eu disse no texto anterior, precisamos desenvolver um hábito saudável de leitura. E agora acrescento mais uma palavra: um hábito saudável e contínuo de leitura. Sim! Ler, simplesmente, não faz de você um bom leitor. E, aqui no Brasil, somos considerados leitores medíocres. Não quero entrar em dados e pesquisas para provar isso, mas algo aqui precisa ser mudado. Para sermos considerados bons leitores, devemos ter um mínimo de funcionalidade, ou seja, ler e entender o que lemos. Precisamos de prática, de dedicação. Se alguém pega um livro por obrigação, por exemplo (como as leituras obrigatórias para concursos, escolas, graduações e etc.), é quase certo que esta leitura não será muito proveitosa, salvo aqueles que, como eu, amam ler e, ainda assim, podem se deparar com uma verdadeira leitura chata.

Para que você não abandone uma leitura recomendo alguns cuidados e também metas. 

Vamos supor que queremos ler um livro de quinhentas páginas. - antes de mais nada, lembrem-se das dicas anteriores; ler um livro do seu agrado (vamos deixar de lado as leituras obrigatórias por enquanto), ler frequentemente e não desistir, principalmente se o livro estiver muito bom - Para terminarmos um livro - de cabo a rabo, como diz o ditado popular - devemos estipular um prazo para terminá-lo. Uso aqui um detalhe: as bibliotecas, em sua maioria, emprestam seus volumes por quinze dias (duas semanas), renovados por mais quinze dias (ou seja, um mês). Supõe-se então que, ler um único livro, estenda-se por até um mês de leitura. É um prazo bastante razoável. Concordam? Pois então, vamos dividir o número de páginas pelo número de dias: 500/30, que dá uma média de 16.66 páginas por dia. Traduzindo, se você lê na média dos brasileiros, que é em torno de uma página a cada cinco minutos (a média, na verdade, está entre três e cinco minutos), você irá gastar um pouco mais de uma hora por dia para concluir um livro de quinhentas páginas em apenas um mês. Um total de doze livros por ano, fantástico, não?! Isso já tira você da zona de conforto e lhe traz mais conhecimento e cultura. Sem contar o fato de que, com o tempo, sua leitura melhorará e muito. Sendo assim, você conseguirá ler livros mais rapidamente. Quando pegamos o gosto pela coisa fica mais divertido e interessante, você passará a ler por mais tempo, o que aumentará o seu tempo hábil de leitura. 

Eu já contabilizei a minha média de páginas por hora várias vezes, mas os resultados sempre ficam diferentes. Isso acontece por causa do tipo de texto. Se é uma coisa muito densa, filosófica demais, técnica ao extremo e etc., a leitura fica mais carregada, embargada, arrastada e demorada. Quando o livro é mais suave a leitura sai fluida. Aconselho a começar com livros do tipo best-seller para acostumar com este hábito, pois, em sua maioria, são mais tranquilos de se ler. Claro que recomendo muito os clássicos, mas muitos deles são densos demais. 

Outra coisa que ajuda muito é criar uma rotina. Tenha em mente que você precisa terminar aquilo que começou. Faça disso um objetivo. Use sempre a lei da compensação (eu uso sempre), se você só conseguiu ler dez páginas num dia, leia vinte no próximo. 

Deixe a leitura para um momento tranquilo do dia. Livre-se de coisas que atrapalham você a ler (nada de eletrônicos por perto, exceto se você estiver lendo "eletronicamente", é claro). Não faça duas coisas ao mesmo tempo. Deixe o livro absorver sua mente para dentro dele e vice-versa.

Bom, o assunto é extenso e irei precisar de outros textos para falar sobre tudo. Mas, por enquanto, deixo essas dicas acima, fundamentais para você completar a leitura do seu livro. Inspire-se, deixe-se levar. Consiga!

O que não podemos fazer é cair sempre no mesmo erro, porque ler é imprescindível para o enriquecimento humano. Ler não é perda de tempo, saibam disso. Ler nunca será uma desvantagem. Para inspirá-los ainda mais, deixo abaixo dois links. Um, é uma matéria sobre um rapaz que consegue ler até 900 páginas por hora e, o outro, é o blog deste mesmo cidadão. Impressionante!

Matéria:

Blog:


2 comentários:

  1. Gostei do que vc escreveu...preciso fazer isso, mas como se sou dona de casa e olho uma anciã?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado! Aconselho a ler no seu tempo livre, aquela horinha que gastamos assistindo TV ou antes de dormir, ou simplesmente quando não houver nada para fazer!

      Excluir