terça-feira, 17 de março de 2015

Star Wars - Herdeiro do Império - Timothy Zahn - Editora Aleph

A mesma edição que eu possuo e que vem com um marcador em forma de sabre de luz! (foto: site da Amazon)

Eu amo livros, disso não há dúvidas, mas Ficção Científica e Fantasia são meus gêneros favoritos. E eis aqui um livro que integra perfeitamente esses dois gêneros:

O quê dizer sobre o universo de Star Wars? Sou suspeito de falar de algo tão querido e amado. Encontrei esse livro por acaso numa de minhas visitas semanais a livraria e, sem pestanejar, o escolhi dentre muitos. Só pela capa já tinha me decidido a levá-lo, mas ao ler suas orelhas fiquei ainda mais embevecido, pois se tratava da continuação da história da trilogia original do cinema. Sequer sabia eu da existência desse título. Fui pesquisar sobre a obra antes mesmo de lê-la para saber mais a respeito e descobri que o livro já estava escrito desde 1991 e que por aqui fora traduzido pela primeira vez pela Editora BestSeller logo em 1993 (edições fora de catálogo). O quê? Como assim eu não sabia disso? Mas isso agora é irrelevante, pois a Editora Aleph irá relançar toda a Trilogia Thrawn (Herdeiro do Império, primeiro volume da trilogia, foi lançado em 2014). 

Eu já tinha conhecimento do UE (Universo Expandido) de Star Wars, mas não fazia a menor ideia de que o que eu tinha em mãos era a continuação do filme O Retorno de Jedi autorizada pela própria Lucasfilm (produtora de George Lucas) e pela Bantam (editora estadunidense) - como explicou o próprio autor na introdução à edição brasileira.  


Minhas considerações sobre o livro:

Timothy Zahn detona numa história magnificamente bem elaborada e cheia de detalhes. Os elementos literários não são carregados, a única coisa que toma um pouquinho de tempo é decorar os estranhos (é um elogio e não uma crítica) nomes próprios (pronunciá-los é muito mais difícil do que lê-los), mas que você acaba se acostumando lá pelo meio do livro. Afora os muitos nomes de planetas, personagens, galáxias e termos técnicos fictícios a história é bem fluida e muito divertida.

Eu disse no início deste texto que aqui nós temos dois gêneros, a ficção e a fantasia, e você pode observar esses dois elementos por todo o enredo. Mais uma vez a jornada do herói (ver Joseph Campbell) está presente e muito bem empregada como nas histórias anteriores. Eu gostei bastante de ler essa continuação e admirei a construção da trama que se fecha em todos os pontos (lembrando que este é o primeiro volume de três, então tem muita coisa ainda para acontecer). O antagonista é um gênio militar, especialista em estratégias criativas que coloca os protagonistas em situações dramáticas. Luke, Leia, Han, são caçados e colocados à prova e a ação neste livro são como cenas num cinema (foi o que passou por meus pensamentos o tempo todo, como imagens numa telona). Não dá para parar de ler, porque você precisa saber se tudo vai dar certo ou se tudo só vai piorar (o que acontece com uma certa frequência e faz com que a história fique cada vez mais empolgante). Os personagens mais amados desta saga estão aqui: Luke Skywalker, Leia Organa Solo, Han Solo, Chewbacca, R2D2, C3PO (entre outros). Os novos personagens completam e preenchem muito bem a narrativa, como se estes já fizessem parte deste universo desde o sempre. O livro não é cansativo em nenhum capítulo, pelo contrário, as páginas se acabam depressa demais. Resumindo: é como ler um filme, eu diria.

Enredo:

Cinco anos após a destruição da segunda Estrela da Morte: 

Luke faz uma busca solitária para aprender mais sobre a Força, já que as visitas espirituais de Obi-Wan estão cada vez mais esporádicas. Leia e Han Solo estão casados, ela está gravida de gêmeos e com pouco tempo para se dedicar ao estudo da Força com seu irmão. O casal tenta por meios políticos instaurar o novo governo, mas encontram dificuldades por toda galáxia. O Império não foi derrotado como se acreditava, o grão-almirante Thrawn - alienígena humanoide de pele azulada e olhos vermelhos - está agora no comando, ele é um estrategista de primeira qualidade e quer acabar com as investidas da antiga Aliança Rebelde em formar a Nova República e restituir o poder para o Império. Seus planos contam com variáveis favoráveis como: os ysalamiris - criaturas que obstruem o uso da Força - e aliados poderosos, entre outros segredos. 


Termino meu texto com o maravilhoso pensamento de Luke Skywalker acerca da tristeza de ter perdido seu mestre:  

"Lamentar a perda de um amigo e professor era adequado e honorável, mas chafurdar desnecessariamente na perda era dar ao passado poder demais sobre o presente."



Timothy Zahn autografando os livros da edição brasileira da editora Aleph

Fonte de pesquisa:

http://pt.starwars.wikia.com/wiki/P%C3%A1gina_principal

Nenhum comentário:

Postar um comentário