terça-feira, 31 de março de 2015

Como ler mais e melhor

A priori, a melhor dica e a mais importante de todas é: pratique!

É um fato: as pessoas têm preguiça de ler! E, o pior de tudo, é que elas também se acomodaram com isso. Estão confortáveis com uma situação desastrosa. Não estou exagerando. Ler é fundamental para a vida, a maioria sabe disso, mas ninguém leva este fato muito a sério. Nosso país não é referência no quesito leitura e, infelizmente, acho que nunca será. O mundo está se desanalfabetizando. Ler é o melhor exercício para saber ler melhor e, também, para escrever melhor. Sem falar no enriquecimento pessoal que este hábito saudável vai lhe trazer.

Exemplo claro da falta de leitura, no mundo de hoje, está nas redes sociais, todas elas, sem exceção. Vejo zilhões de postagens, todos os dias, com a pior ortografia imaginada. Frases sem o menor sentido, com a maioria das palavras (para não dizer todas) escritas erroneamente, falta de pontuação, estrutura e concordância, entre tantas outras coisas de fundamental importância. E olha que muitas dessas pessoas possuem até um elevado nível de cultura e graduação. Por que estou dizendo isso? O que isso tem a ver com a leitura em si? Simples, o caminho mais fácil para se aprender a escrever bem é ler bem. Ler muito, ler bastante. 

Eu amo escrever e, quem me conhece bem, tem certeza disso. Amo ler também e, quem passa pelo meu dia a dia, também sabe disso. Fico dividido entre ler e escrever, sem saber qual eu gosto mais, mas prefiro dizer que gosto de ambos. Sou um aficionado pela nossa língua. Adoro estudar e pesquisar esse assunto. O livro que mais consulto é o dicionário, sem sombra de dúvidas. Recomendo que todos façam isso sempre e isso é mais uma dica.

Eu conheço muitas pessoas que afirmam veementemente que não gostam de ler. Outras discursam sobre a preguiça de ler um livro. Outras falam sobre a falta de tempo. São tantas as desculpas, que nem consigo enumerá-las. Mas, desculpas à parte, ler é praticamente um dever de todos nós. 

Minhas dicas aqui são para as pessoas que sabem ler e que, seja qual for o seu  motivo, não fazem isso com frequência ou quase nunca; mas que desejam tornar a leitura uma constante em suas vidas.

Como disse no topo do texto você deve praticar sua leitura. Para isso, deve deixar os empecilhos de lado e acostumar-se com este hábito. Aqui vão minhas recomendações:

1 - escolha o que quer ler - você deve começar pelas leituras que mais lhe agradam e nunca por coisas que lhe dão cansaço ou irritação. Não tente ler um clássico se você só gosta de best-sellers. Guarde-os para uma outra ocasião. Escolha os títulos que mais lhe chamam a atenção. Este é o primeiro passo.

2 - crie um hábito - não adianta nada ler trezentas páginas num único dia e só voltar a pegar o livro dali a duas ou três semanas. Sistemas assim não criam hábitos. Você precisa construir uma rotina, ou seja, ler todos os dias (Se preferir, escolha um ou dois dias para não ler). Se você não está acostumado a ler muito, comece com apenas dez páginas, ou um conto, ou uma crônica, ou um capítulo apenas, mas leia todos os dias ao menos um pouquinho. Separe meia hora do seu dia para fazer isso. Escolha um período do dia que mais lhe apeteça. Conheço pessoas que têm o costume de ler antes de dormir. Essas pessoas estão sempre lendo, mesmo que apenas um pouquinho por dia.

3 - não desista - parece bobagem dizer isso, mas muitos desistem sem ao menos conseguirem grandes passos. Aconselho a, por exemplo, trocar a leitura; se o livro escolhido está enfadonho, troque-o imediatamente (caso todos os que você tenha escolhidos estiverem assim o problema não é com os livros), vá para outro que lhe agrade mais. Termine uma leitura, principalmente se você está gostando dela. Não deixe duas páginas para o dia seguinte se a história está prendendo a sua atenção. Sempre termine um livro, isso é importante. Se em algum dia você não conseguiu ler por falta de tempo ou cansaço, tente ler um pouco mais no outro dia, use a lei da compensação. O importante é que você não se deixe levar pelo desânimo e continue sempre em frente.


Considerações finais:

Se ainda não ficou claro, vou transparecer, se você criar o hábito de ler, quanto mais você fizer isso, melhor será sua leitura e mais fácil será ler um livro ou texto. Seu vocabulário aumentará, seu conhecimento e sua "velocidade de compreensão" também.

Fiz essas sugestões no intuito de ajudar. Vou postar outros escritos nesse gênero para continuar o assunto (criei um novo marcador para designar este tipo de texto - aceito sugestões para o nome do marcador). Tenho aumentado muito o meu tempo de leitura e tenho um compromisso comigo mesmo de ler um livro por semana. Eu sempre tive o bom costume de ler, mas sempre exigi de mim mais leituras. Pretendo conquistar essa façanha gradualmente e, simultaneamente, compartilharei minhas experiências e aprendizados aqui no blog.

3 comentários:

  1. Parece que estou me animando a ler principalmente, o seu blog. Vou ver se consigo! vc está me animando, bjs

    ResponderExcluir
  2. Parece que estou me animando a ler principalmente, o seu blog. Vou ver se consigo! vc está me animando, bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Puxa, obrigado! Não esperava despertar essa vontade em alguém com as poucas coisas que escrevo aqui. É muito gratificante receber esse carinho. Obrigado!

      Excluir