sábado, 4 de abril de 2015

Queria ser atemporal!

... aquela vontade inominável de domar todas as coisas. Acontece com você também? Comigo é assim, praticamente o tempo todo. E como me sinto frustrado quando não consigo seguir à risca minhas diretrizes. Acho que sou um ser atormentado pela perfeição do fazer. Postergo, enrolo, sou desorganizado (na maior parte das vezes), demoro, sou minucioso, mas quero fazer sempre o melhor possível. Tudo bem, já disse isso antes. Também já falei do tempo, de como esse monstro insensível gosta de nos prejudicar. E que atire o primeiro minuto aquele que nunca teve problemas com o tempo. 

Meu sonho é ser atemporal, no sentido de não ser atingido e lesado pelo tempo. Isso sim seria um bom poder para se ter. Tornaria tudo mais fácil e tranquilo. Agora, como não vivo num mundo de fantasia (nem possuo espiritualidade suficiente para viver "atemporalmente"), o jeito é dar conta do recado com o pouco tempo que disponho. 

Tento sempre ser, cada vez mais, disciplinado. Disciplina, para mim, está diretamente ligado ao fato de eu conseguir utilizar-me das horas do dia o mais proveitosamente possível. Meu objetivo é cumprir o máximo de tarefas que me dispus a fazer. Claro que não consigo todas, mas alegro-me com o pouco que consigo. Entretanto, não me dou por satisfeito se não consigo melhorar meu desempenho. Posso estar cobrando muito de mim mesmo, mas sei que posso ir além do que normalmente eu vou. 

É nesse contexto que quero me focar. Onde está o limite? Até quanto você é simplesmente um perfeccionista? Até onde podemos ir sem nos prejudicarmos?

Já me fiz muito essa pergunta e, como uma criança birrenta, fiz questão de deixar para lá a resposta. Hoje vou engolir meus choramingos e tentar responder-me da melhor forma.

Em minhas reflexões está claro que se eu continuar cobrando demais de mim acabarei me prejudicando. Não somos capazes de controlarmos tudo a nossa volta e temos que estar sempre preparados para o imprevisto (mesmo que a palavra sugira que é uma coisa que você não está esperando). Digo isso no sentido de lidarmos melhor com as situações adversas. O dia é repleto de imprevistos, dos mais insignificantes até os mais relevantes. Já ouvi inúmeras vezes uma frase importante: "não deixe para amanhã o que pode ser feito hoje!", essa frase ressoa sempre na minha mente. Eu realmente quero completar "missões" e "metas" o tempo todo - tenho estado cada vez mais inclinado para isso - e fico lutando para não me dar por vencido. 

E foi aí que eu descobri uma forma significativa de resolver (continuo resolvendo) esse meu "problema". Foi por um simples acaso. Fiz assim: eu faço uma lista de coisas que espero fazer num determinado dia (no meu caso são praticamente todos os dias), começo com as mais importantes e com as obrigações que não posso adiar de forma alguma, depois passo para as que estão em segundo plano; entre os afazeres eu vou me "gratificando" com pequenas recompensas (seja um descanso, um lanche, um entretenimento, o que for). Detalhes: avalio o quê realmente precisa ser feito, se alguma das coisas não for urgente ou extremamente necessária, eu a coloco em outro dia; separo algumas tarefas que não precisam ser feitas todos os dias (meus meros caprichos) e me dou períodos inteiros de recesso; e, por último e não menos importante, eu me permito apenas pequenas quantidades de obrigações diárias, nada que me sobrecarregue, de forma que eu consiga realizar todas as minhas necessidades (vontades) em no máximo dois terços do dia. 

Ressalvas: para conseguir esse feito eu preciso sempre estar me vigiando, atento para que eu não me perca em outras coisas que me tirem o foco (pois isso é uma das coisas que mais me tomam tempo). Isso me ajuda a ser mais concentrado e, consequentemente, mais disciplinado. Permito-me no máximo uma hora para cada tarefa, se estiver perto de ultrapassar esse tempo, paro e termino após um breve descanso.Com pequenas porções de funções eu consigo me manter mais focado e menos exigente.

Espero continuar firme em minha empreitada, pois isso aumenta o meu rendimento e meu desenvolvimento como pessoa. Só assim consegui ficar longe de exaurir-me completamente. Ah, e se por ventura eu não completo tudo do meu dia, tento apenas deixar para lá, pois no dia seguinte sei que estarei mais empenhado em conquistar meus objetivos. Falta-me agora dar-me férias, pois eu sei que mereço!

Mas o que eu queria mesmo era ser um Ser atemporal! :)

Agradeço a todos aqueles que já me aconselharam um dia, minha opinião também foi construida com a ajuda de vocês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário