terça-feira, 30 de junho de 2015

O amor é um cão dos diabos - Charles Bukowski - Editora LP&M Pocket




Cara, que foto linda!


O Mito:



Meu exemplar estropiado!
Como não falar bem de um livro que eu li, reli e lerei novamente daqui há três anos?! Pois é, Bukowski é foda (elogiando no linguajar padrão do próprio autor)! Quem não sabe disso? (por favor, não diga: "eu!")

Mas vamos lá. Falar de Bukowski é falar de coisa boa no pior sentido da palavra! Calma, eu explico. O velho Buk é considerado o último dos escritores "malditos" entre os norte-americanos (embora ele tenha nascido na Alemanha, viveu a vida toda lá nos EUA).

Eu preciso contextualizá-los primeiro. Charles é um cara foda e único. Seu estilo é muito diferente de qualquer coisa que eu já tenha lido. Se você nunca leu poesia, vai achar o estilo desse autor estranho, mas acredito que se sentirá mais confortável do que quem é acostumado com versos. Por outro lado, se você já é acostumado com poesia, perceberá nuances ocultas entre seus escritos que olhos destreinados não perceberão.

Vale citar que o autor escreveu mais poesias do que qualquer outra coisa, mas que também publicou contos e alguns romances. Precisamos também levar em conta que a grande maioria de seus escritos são autobiográficos. E a última ressalva é que seus versos são basicamente em prosa, sim, são como relatos versificados!

O quê é que vou encontrar aqui?:

 
Minha pequena coleção do Buk!
Mas vamos deixar para falar do mestre no final da resenha, pois o mais importante é a sua obra. Nesse livro está uma coletânea de seus poemas, entre 1974 e 1977. Temos algumas fases distintas entre esses poemas e eles estão divididos dessa forma: "mais uma criatura atordoada pelo amor", "eu, e aquela velha: aflição", "Scarlet" e "melodias populares no que restou de sua mente".

Vou resumir exatamente o que você vai encontrar aqui nesse livro: sexo, álcool, jogatina, escatologia, palavrões, muita putaria, mais putaria, mais palavrões, risadas, muitas gargalhadas, muito sentimento e também muita dor. Basicamente é isso, mas é muito mais do que tudo isso.

Bukowski, acima de escritor é também uma pessoa, alguém que comete milhares de erros, que sofre por amor, que sofre pela idade, pelos vícios, pela solidão. Ele era um homem sozinho e bastante amargurado, mas que tratou de sua dor escrevendo e vivendo da melhor forma que conseguiu.

E se você não se sensibilizou com esse dedinho que eu contei de sua história vai entender o que eu estou dizendo lendo esse livro que, para mim, merece muito mais do que cinco estrelas. Sim, se eu fosse recomendar um livro, um único livro para ser lido diversas e diversas vezes, esse seria o volume indicado. Mas atenção, somente para adultos.

Sei que tem muito jovem que lê Bukowski, acho até legal que o leiam, mas se não aguentarem a maturidade chegar, façam um favor a vocês mesmos, leiam novamente quando forem adultos e repitam esse processo por anos e anos afio!

As poesias nesse livro são todas nas temáticas descritas acima, mas destaco algumas que muito gostei: a aranha (que é uma ironia escatológica, acredito que foi o primeiro poema que eu li dele fuçando num livro, maravilhoso!), Chopin Bukowski (uma alegoria sobre seu trabalho), uma aposta perdida (cara, muito engraçado!), como ser um grande escritor (que ele fala sobre a profissão de um jeito muito enfático, muito bom), entre tantos outros poemas divinos.

Eu gosto tanto desse livro que eu podia falar sobre cada um dos poemas contidos nele. Teria assunto para o resto da vida. Vale lembrar que os poemas do autor são curtos, os mais longos têm umas três páginas, mas a grande maioria cabe numa página só, ou mesmo meia. Um livro feito para preguiçosos literários apaixonados (inventei um termo!).

O quê o livro tem de ruim:


Posso passar horas lendo O Mestre!
É óbvio que eu não tenho nada de ruim para falar desse livro. Só ressalto que muitas vezes eu cheguei a sentir uma agonia profunda e até mesmo dó do autor, mas nada que me fizesse deixar de lê-lo com extrema vontade. Faça o seguinte, vá comprar o seu agora mesmo, eu até emprestaria o meu pra você, mas ele está lotado de anotações minhas, o que dificultaria bastante a sua leitura.

Repito, não pense de novo, leia!







Sobre o mestre:


Henry Charles Bukowski Jr. nasceu no dia 16 de agosto de 1920, na Alemanha. Aos três anos já estava morando nos EUA e lá cresceu e morreu, reconhecido como cidadão norte-americano. Escreveu e publicou dezenas de livros, muitos ainda nem foram traduzidos para o português (do Brasil, é claro). Entre suas abras estão contos, poesias, não-ficção e somente seis romances (o que já é muito para alguém que publicou mais de 45 livros).

Ele se casou, teve uma filha, separou e teve também muitos outros amores. Sofreu com o alcoolismo a vida inteira e faleceu aos 73 anos, vítima de pneumonia durante um tratamento de leucemia. Foi influenciado por escritores como John Fante, Ernest Hemingway, Henry Miller entre outros. E, claro, influenciou muita gente, a ponto de ser considerado por Sartre como "O melhor poeta da América." (também odeio quando eles acham que são os únicos da "América").

Eu li uma biografia do velho Buk (há bastante tempo) que me fez refletir muito sobre a vida desse homem. E, confesso, depois que eu li essa biografia minha maneira divertida de pensar sobre ele mudou para uma admiração e respeito profundo. Não conheço alguém que não tenha gostado dele, espero que não exista alguém assim e, se existir, espero que não seja você!




O autor: Charles Bukowski, O Mito!



8 comentários:

  1. Ainda não tive oportunidade de lê-lo !
    Alguma poesia de destaque que você indica para procurar online ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, Guy, desculpe a demora para lhe responder. Acho que as que eu indiquei acima são boas, mas se vc jogar no google as melhores do Bukowski ele mostrará as melhores. Aproveite e leia tudo, pq tudo é mto bom!!!!

      Excluir
  2. Pedro Henrique, sendo ele, do signo de leão como eu, já sei que escreve com toda paixão e dramaticidade d'alma. Descobrir que meu amado Miller o influenciou foi bom demais. Pronto, já encomendei.

    Parabéns, você é ótimo em instigar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Puxa, não existe elogio melhor do que saber que alguém comprou um livro porque indiquei! Valeu mesmo!! Tenho certeza que não se arrependerá!!! Bjs

      Excluir
  3. Respostas
    1. Fabiano, não hesite, Buk é a melhor pedida para muita diversão! Valeu o comentário! Ah, me conta aqui o que achou qndo ler, não importa quando!!! Abraço

      Excluir
  4. Eu conheci o buk a uns anos atrás em um momento bem delicado da minha vida. E pensei ''meu deus eu não sou tão louca assim, tem alguém que compartilha dos mesmos pensamentos que eu'' Só não sei se isso é bom ou ruim, rs.
    desde então eu me apaixono por ele a cada texto ou poesia que eu leio. Pedro você escreve muito bem, o seu post ficou maravilhoso, parabéns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mar, lindo nome (um oceano de emoções! :) )

      Obrigado pelo elogio, fico mto feliz em ouvir isso. Fico mais feliz ainda de saber que existem tantos outros que se apaixonaram pelo velho Buk. Somos agraciados por sabermos de sua existência.

      Eu também o conheci há muito tempo e mesmo assim não me canso de lê-lo. Breve farei outras resenhas do nosso Charles!

      Obrigado. Bjs

      Excluir