sábado, 6 de junho de 2015

A decisão - Conto VIII





"Pai, por favor, escute o que todos nós estamos lhe pedindo!"

"Senhor Abreu, só o senhor pode zelar por sua saúde. O que seus familiares podem fazer por você é torcer para que o senhor faça a escolha certa!"

"Olha, Abreu, olhe para todos nós, viemos porque te amamos, homem! O Renatinho viajou lá do Norte pra cá só para te dar esse apoio!"

"É, pai, e não sou só eu, o Lucas nem anda dormindo direito de tanta preocupação. A Marcinha e a Laurinha nem comeram hoje e não param de chorar por causa do senhor, meu pai!"
"Que outra escolha o senhor tem, papai? Por favor, não quero ser filha de um homem que morreu por causa de bobagem..."

"O senhor sempre nos ensinou coisas boas, pai, por que é que o mais importante o senhor vai deixar de lado? É a sua vida que está em jogo e eu concordo com a Laurinha, você não pode morrer por causa de uma bobagem dessas, meu pai. Como sua filha mais velha, eu imploro, pare com isso, por favor!"

"É... sei que estão preocupados comigo... sei que... cof... cof... posso fazer isso, ainda mais com um amor assim tão grande da minha família... sempre quis todos vocês assim reunidos... para... cof... cof... para passarmos mais tempo juntos e... cof... cof.. cof, cof, cof..."

"Calma, senhor Abreu, tome mais um gole... aqui... isso... deite-se com calma. Fale devagar, o senhor ainda está fraco."

"Tudo bem, doutor Bernardo... eu só tenho a lhe agradecer... eu sei o que estou causando para essa família... cof.. sei que... cof... estou causando a dor de todos eles... cof... e agora, não tenho mais escolha... cof... a não ser, parar... cof... acreditem... cof... paro agora... cof... a partir de agora... cof..."

"Sábia decisão, senhor Abreu!"

"Obrigado... doutor... cof..."

"Isso, homem!, sabia que conseguiria!"

"... cof... obrigado, mulher... desculpe... cof... por demorar tanto... cof..."

"Ô, meu pai, muito obrigado!"

"Obrigado você, Renato, por... cof... vir te tão longe... cof... ver seu pai!"

"É, papai, obrigado!"

"Nada... cof... Laurinha... minha filha mais linda... faço por você também... filha..."

"Pai, sério, sei que o senhor tomou a melhor decisão, obrigado!"

"Devia ter feito... cof... cof... isso há muito tempo... filho!"

"É, pai, o senhor é um guerreiro, obrigada, pai!"

"Não me agradeça... filha... eu é que tenho... cof... cof... agradecer você!"

"Muito bem, senhor Abreu, sei que o senhor vai ficar muito bem depois dessa decisão acertada! Já não era sem tempo! Tudo vai ser melhor agora, garanto!"

"Confio... cof... cof... no senhor, doutor... Bernardo... cof..."

"Agora recomendo a todos que esperem lá do lado de fora, vou pedir à enfermeira que comece com a medicação, logo ele estará descansando e tudo vai ficar bem!

"Eu abro a porta..."

"Vem, mãe, vamos. Papai vai ficar bem..."

"..."

"..."

"Renato, o que você acha?"

"Ah, Lucas, já sabemos que é tarde demais e..."

"Não fale assim, Lucas, a Laurinha não quer ouvir isso!"

"Deixa de bobagem, Márcia! Eu já sabia que meu pai não passaria dessa semana, vocês é que ficam se iludindo!"

"Filha, não fale assim do seu pai! Não é justo... snif... snif..."

"Olha aí o que você fez, Laurinha, tinha que fazer a mamãe chorar?!"

"Gente, mas eu só estou constatando os fatos, depois de tantos anos o que vocês queriam? Não é largando agora que tudo vai se resolver... simples!"

"Não seja cruel, Laura, é seu pai que está lá dentro!"

"Parou, parou, parou! Não vamos começar uma briga aqui por causa disso! Temos que ser coerentes!"

"O Lucas está certo, pessoal, já sabíamos que chegaríamos nesse ponto. Venha, mãe, espere lá no sofá daquela sala. Eu e os meninos vamos lá fora rapidinho."

"Tudo bem, filha..."

"Você vem, Marcinha?!"

"To indo, Laurinha!"

"..."

"..."

"Alguém aí também quer um cigarro?!"

"Nossa, já não aguentava mais!"

"Eu também!"

"Ufa, eu também!"


2 comentários:

  1. Bacana. Me lembrou Veríssimo e seus diálogos. O final é bem tragicômico!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Karina, se vc espirrasse "Veríssimo" perto de mim eu já ficaria agradecido... Ainda te lembrei do mestre? Puxa, realmente, obrigado!!!!

      Excluir