quinta-feira, 11 de junho de 2015

O Guia do Mochileiro das Galáxias - Douglas Adams - Editora Sextante




O meu exemplar do Guia! Muito bem lido!!!

Caramba, vocês não fazem ideia da emoção que eu tive lendo esse livro! 

Primeiramente, quero confessar o meu pecado: eu tenho os cinco volumes dessa "Trilogia de Cinco" há muitos anos na minha estante e nunca os tinha lido (mas estou me redimindo e, até o final desse ano, terei lido todos). Em homenagem ao Douglas (estou íntimo do cara) comecei, finalmente, a ler o meu livro no dia 25 do último mês (dia da toalha).

"Segundamente", o livro me fez rir alto do início ao fim, sem trégua. (Sorte que eu moro sozinho e ninguém achou que eu estava batendo papo com algum espírito zombeteiro.) Então, se você, como eu, ainda não leu o livro, não precisa nem ler a minha resenha, vá descolar o seu em algum lugar e comece agora, imediatamente! (Sim, considere sendo uma ordem!) Nesse ano, provavelmente e até agora, foi o melhor livro que eu já li. Então, faça isso, confie piamente em mim e vá ler o livro!!!

Se você é um expert e, provavelmente, já leu o livro, sabe do que eu estou falando! Se você já leu o livro e tem a ousadia de dizer que não gostou, suma da face do universo e vá ler Crepúsculo em outro lugar!!! Se você não leu e acreditou em mim até agora, mas, mesmo assim, ainda teve preguiça de buscar um exemplar para começar a ler imediatamente, então deixe-me convencê-lo(a) um pouco mais!


Enredo dessa porra:



Olha, pra mim nem precisava de enredo de tão sarcástico/reflexivo/fodástico é essa obra, mas para nossa alegria, ainda assim existe um enredo. 

O livro conta a história de Arthur Dent e de como ele escapa da morte certa quando o planeta Terra é destruído. Dent é salvo por seu amigo Ford Prefect, que é um alienígena que vivia entre nós disfarçado de ator desempregado. Eles passam da frigideira para o fogo até, por fim, pegarem carona na nave Coração de Ouro do semi-primo de Ford, Zaphod Beeblebrox. Zaphod é o presidente da galáxia e está a caminho do lendário planeta Magrathea. Na nave, além de Zaphod, Arthur e Ford, também estão Tricia "Trillian" McMillan, uma mulher terráquea que Arthur conheceu no seu antigo planeta natal, e o depressivo e deprimido robô Marvin. Juntos, os cinco descobrem, numa incrível revelação, a verdade sobre a vida, o universo e tudo mais!


O que esperar e não esperar desse livro:



Coerência e mau humor: esse livro é desprovido destes elementos. Trata-se (e se ainda não ficou óbvio, morra!) de uma ficção científica abobalhada. Em questão de graça, essa obra possui um texto chiste e extremamente irreverente. Você lerá coisas absurdas, mas também verá muitas críticas veladas e até explícitas, tudo num bom humor sensacional, bem construído e muito bem pensado. O trágico aqui é cômico e praticamente tudo te faz rir. Adams escreve de forma simples e os muitos nomes estranhos e inventados não diminuem em nada a fluidez do texto. 

Eu, alguns segundos antes de começar a ler o livro!
A leitura é muito, muito fácil e, além disso, o livro é curto (204 páginas), narrado em grande parte na terceira pessoa e tudo que está escrito aqui foi feito para ser divertido e assim o é. Como eu disse, o enredo é só parte do grande todo desse livro, pois o mais importante é a obra em sim. Por mim, o livro poderia ter acabado no capítulo 28, lá pela página 175, quando acontece algo inesperado e incrível. Mas o autor continua com mais alguma coisas no sense pelas páginas restantes. 

Aconselho você a não esperar nada do livro, nada mesmo, pois tudo o que você espera encontrar aqui será sobrepujado. Rogo para que eu tenha conseguido convencê-lo(a) a ler essa fantástica história, caso não tenha, quem vai perder com isso é só você e absolutamente ninguém mais! Incrivelmente fantástico!

Ah! Detalhe extremamente importante que estava esquecendo de dizer (além de: lembre-se sempre de levar uma toalha consigo! Vide foto ao lado.), o título do livro se refere a um grande compêndio sobre o universo reunido em forma de guia (tipo um tablet) editado e vendido pelas galáxias, uma espécie de Enciclopédia Galática, só que um pouco mais barato e com os seguintes dizeres na capa: "Não entre em pânico"



Alguma coisinha sobre o autor:




O autor, Douglas Adams e o grande segredo!
Inglês, nascido em Cambridge, 1952, Adams foi um comediante e também escritor, tendo produzido esquetes para o grupo televisivo Monty Python (se você não sabe do que eu estou falando, você realmente é fã de Crepúsculo). O início do meu exemplar traz um prefácio contando o quanto foi difícil para o autor expressar em palavras a sua história anteriormente narrada (para quem não sabe, inicialmente, O guia do mochileiro das galáxias foi transmitido pela rádio BBC de Londres, em 1978).

Douglas Noël Adams era um ateu convicto e amante da tecnologia moderna e, infelizmente, faleceu aos 49 anos, vítima de um ataque cardíaco. Mas, lembremos de seu legado e... nunca entremos em pânico!


Marvin, na versão do longa metragem!




2 comentários:

  1. oi, vc é meu primeiro amigo escritor nesse blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Karina!!! Como vai vc? Blog que vc está se referindo deve ser o Blogger, certo?! Fico feliz de ter amigos aqui, vc é muito bem vinda aos meus amigos. Vamos trocar ideias e impressões ! Bjão

      Excluir