sexta-feira, 31 de julho de 2015

Por que ler? + algumas outras teorias e explicações










Como explicar em poucas linhas um período de seca? Por que fiquei tanto tempo sem escrever (foram só quatro dias, mas pra mim isso é muito tempo)? Por que minha produção de textos caiu pela metade esse mês? Quantos anjos podem dançar na ponta de um lápis número 2?  Muitas perguntas...

Acho que explicar sem ter sido perguntado não faz sentido. Então vou simplesmente continuar, como se nada tivesse acontecido, porque eu sei o que rolou, não foi nada demais, mas nada que valha a pena ficar justificando.




Mas uma coisa surgiu nos meus pensamentos: por que afinal temos que ler?

Ler é cultura? Ler faz bem para sua saúde mental? Ler traz algum benefício? Ler é bom? Ler tem algum significado oculto? 

Tenho várias respostas para essas e muitas outras perguntas relacionadas, mas não confio no meu julgamento acerca desse assunto. Quero então lançar essa reflexão: por que diabos gostamos de ler, por quê?

Lembrando que essa é uma reflexão para apenas uma pequena parcela das pessoas desse país, pois a grande maioria não gosta realmente de ler. (E uma outra grande maioria sequer sabe que eu escrevi esse texto.)

Quem foi que inventou que ler é bom? Quem? De onde tiraram essa ideia? E você, gosta de ler? Por quê? Já pensaram que ler pode ser apenas mais uma coisa inventada, um ato social? 

Antes que me atirem pedras, vale lembrar que eu amo ler, isso faz parte da minha vida. Leio todos os dias com o maior prazer desse mundo. Fico angustiado se não leio. Tenho crise de tédio se pego um ônibus ou caminho para o trabalho sem ter um livro como apoio. Filas são um convite à leitura. Esperar por alguém?, ler é o melhor remédio! A meu ver, se eu não lesse eu seria muito mais triste e o mundo seria muito pior.

Mas aí entra a questão, porque isso vale só pra mim, vale só pra você que ama ler também, mas vale para todo mundo? Ler realmente é tão foda (perdoem-me o palavreado, mas foda-se) assim?

Eu vou afirmar que sim, xingar quem disser que não, mas isso não pode ser simplesmente verdade. Eu sou mais feliz do que alguém que não lê? Não posso dizer coisas desse tipo. Não são vias de regra. "Nada na verdade é o que parece ser", mas eu acho que é!

Por muito anos eu gastei saliva tentando explicar vantagens de se ler, convencer alguém que ainda tinha dúvidas, incentivar aqueles com preguiça de continuar um livro, dar apoio àqueles que desejavam ler mais, repudiar aqueles que não liam, entre tantas outras futilidades.

Mas olha aí, nada faz sentido. Eu acredito piamente que ler é bom para caralho e ponto, mas isso não justifica absolutamente nada. Acho que se eu tentar convencer alguém disso vou estar simplesmente fazendo o papel de um pregador religioso, impondo a minha verdade sobre a das outras pessoas e isso é uma baita de uma mentira. Hipocrisia. 

Confuso, né?! Por isso estou há alguns dias pensando. Ler chega a parecer um ato de gente esnobe. Uma declaração de intelectualidade banal. Uma exibição de poder cognitivo.

Pronto, peguei ódio e vou parar de ler! Mentira! Nunca faria isso, seria como arrancar os meus  próprios olhos. Só acho que se ler fosse tão legal assim, todo mundo já estaria lendo. Acho também que se jiló fosse tão bom, todos estariam comendo (eu como, sou todo ao contrário)! Não dá para ditar regras.

O assunto é finito, longo, cansativo, e extremamente dúbio. Espero que vocês tenham a paciência para refletirem e o carinho para deixarem a sua opinião logo abaixo.

Se você não gosta de ler e acha que isso é inútil, por favor, deixe o seu comentário também. (Provavelmente não haverá comentários de alguém que não gosta de ler, certo?! Mas vai que rola?!)

Só quero deixar o meu último parecer: eu leio, você não!!! (sim, é idiota, mas não deixa de ser vantagem, ao menos pra mim!) :)







15 comentários:

  1. Eu leio. E leio muito. Incentivo todos a minha volta a fazerem o mesmo. Ler para mim é um tipo de terapia, um caminho curto para sair da realidade às vezes. Afinal ninguém é de ferro. É isso eu leio e se acham que sou louca, então sou a mais feliz das loucas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sandra, também tenho os mesmos sentimentos que você! Só acho que tentar explicar porquê ler é importante já é uma grande perda de tempo! Tipo isso. rs

      Mas muito obrigado por compartilhar a sua opinião e desculpe pela demora em respondê-la! Forte abraço!

      Excluir
  2. Bacana, Pedrão. Bem verdade que muitas pessoas falam que leem como se por isso fossem superiores. Lembro uma vez em que aquele ator Caio Castro disse numa entrevista que não gostava de ler e foi crucificado por celebridades de seu ramo. Ninguém pode dizer o que pensa, ter seus próprios gostos, muito menos nos meios tão "respeitosos". Todos devem ser cópias uns dos outros, xerox de seus próprios livros. Alguns chegaram a dizer que ele não era ator de verdade. Acho que você está certo em não mais levantar a bandeira e ficar "pregando" isso. É fato que a leitura traz conhecimento, cultura, e diversão. Eu fiquei um bom tempo sem pegar um livro pra ler e voltei esse ano, e é ótimo quando acerto num livro do meu gosto. Porém acho que é simples: a pessoa deve ler se isso a diverte, se ela tem vontade, se ela tem interesse! Aí ela irá curtir todo o aspecto do livro, desde a capa, ao cheiro, ler se torna uma meditação. Caso contrário toda a ideia se perde! Abraços, brother!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Gabriel, antes de mais nada, muito obrigado por esse comentário/opinião e me desculpe pela demora em respondê-lo.

      Fiquei muito feliz de ler o que você disse aqui e concordo em tudo com vc. Acrescento apenas que algumas coisas realmente não trazem benefício algum, como criar hábitos (vícios) desnecessários ou de pouca produtividade. No caso dos livros, não conheço nada mais gratificante, é como uma atividade física para o cérebro, mas não existe razão para obrigar ninguém a gostar disso. A grande maioria do mundo não curte uma atividade física, é de ser pensar que não irão gostar de um bom livro também.

      Chego a crer que ler é como uma grande arte marcial, o Kung Fu por exemplo, ele não é pra qualquer um e, mesmo que você ache que escolheu essa arte, na verdade foi ela quem escolheu você. Os livros nos escolhem e eu sou feliz por sempre ser escolhido por algum! :)

      Um muito obrigado por tudo e um forte abraço, meu caro!

      Excluir
    2. Isso brother, gostei dessa ideia de que os livros nos escolhem, assim como a arte marcial. E também as músicas, não é mesmo? Abraços!

      Excluir
  3. Não dizem por aí que "Toda unanimidade é burra" ? "Ler é bom" não seria uma delas?
    Ler é bom para quem gosta assim como fazer tatuagens dolorosas!
    Assim como o preconceito linguistico, do qual se serve o conhecedor gramatical ( às vezes nem tão conhecedor ) para sentir-se superior a quem fala "Estou meia cansada"? ( mas que pode pedir "Meia fatia" na lanchonete sem problemas).

    Será que uma jovem abobalhada apaixonada por livros de vampiros adolescentes seria mais culta que qualquer iletrado contador de causos ou um velho e sábio índio? Serão os bravos leitores dos pseudo-jornais "Super Notícias" e "O Povo" os donos da verdade?

    Escrita/Leitura é mais um dos meios de comunicação, aprendizado e difusão cultural.
    Conversas, discos e apresentações musicais, teatro, cinema, meditação, seriam todas alternativas inválidas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Puxa, realmente! Muitas questões boas e de muita reflexão! Meu próximo texto reflexivo aqui do blog vou passar para você escrever, amigo! rs Muito bacana tudo isso que vc escreveu, é um assunto que sempre estamos falando e divagando! Importante fazer isso pessoalmente também, num bar, com tempo e desfrutando de um drinque e umas batatinhas! ;)

      Bom demais e sempre importante ouvir (ler) a sua opinião! Valeu, guy!

      Abração!

      Excluir
  4. Diverti-me com esse seu pensar (Ler chega a parecer um ato de gente esnobe) e acredito mesmo que tenha dúzias de sem noção que pensa assim...

    Por outro lado acredito que gastar saliva adianta, mas, o resultado não é animador. Bacana mesmo é quando o nosso ato diário de ler, como quem está comendo chocolate acaba deixando água na boca de outros.

    Engraçado, ontem a noite estive pensando se um dia minha filha e o namorado terminarem, ela será lembrada sempre, pois foi com ela que ele aprendeu a se aventurar no mundo vasto da leitura sem obrigação.

    Li o comentário sobre o ator e não vi nada demais, agora acho inassimilável um professor que não goste de ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei, Clau! Você como sempre sendo amável e deixando lindos comentários. Nada melhor do que ver que fizemos algo de bom para alguém, como incentivar a leitura, por exemplo. Mas não acho nada de absurdo um professor que não lê. Na verdade, não acho absurdo para nenhuma profissão, nem mesmo para escritores.

      Acho mais estranho ainda pessoas que leem e não sabem nem escrever um texto sem muitos erros ortográficos ou pontuação. Mas não é mais uma coisa que me incomoda (tanto).

      Eu estudei Letras e Pedagogia e, confesso, não gostava de ler os textos técnicos, mas sempre amei ler meus livros. Aprendo muito lendo e muito, para não dizer tudo, do que aprendi sobre escrita, veio de minhas leituras. Mas não acho que ler tenha a mesma influência em todo mundo.

      Conheço muita gente que lê muito e escreve porcamente, conheço muita gente que não lê nada e escreve perfeitamente bem e conheço gente que é o oposto disso tudo e também não é coisa nenhuma. Como disse o Gui, "Toda unanimidade é burra", inclusive essa frase!

      O que é certo ou errado só é válido para quem faz e/ou recebe a ação!

      Eu leio, sei que você lê, e isso já é muito bom... pra mim, pra você e pra quem mais gostar disso também!

      Um super abraço e beijo! Obrigado por tudo, sempre!

      Excluir
  5. leia... cuidado mentes estudando.. leia a bula antes de tomar qualquer vocabulário..

    ResponderExcluir
  6. Conhecimento é o sentido da existência. A leitura é uma das formas pelas quais se adquire conhecimento.

    Ler é saber, e saber é existir

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não direi nenhuma palavra a mais! Perfeita definição! Obrigado pelo comentário!

      Excluir
  7. Olá Pedro!

    Gostei do Texto, e tenho um ponto a ressaltar: Acredito que ler seja necessário para todos, mas não será necessariamente um "hobbie" para todos. Da mesma forma que sabemos que uma dieta saudável e atividade física resultam em uma vida mais feliz e longa, mas nem por isso você é obrigado a escolher este estilo.
    Como qualquer passatempo, o ato de ler por prazer tem que ser despertado nas pessoas, mas nunca imposto!
    Por isso, sempre que me perguntam porque leio tanto, repondo: porque preciso ler, e quero ler! Só isso já basta...

    Gostei muito do seu texto, bem informal e direto, e vc ganhou um seguidor!

    Luís Fernando
    Membro do Muito Além das Aspas
    www.muitoalemdasaspas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Luis, desculpe a demora para responder-lhe. Ocupações da vida.

      Bom, concordo também com o que vc disse. Eu particularmente amo ler, e prefiro estar cercado de livros do que arriscar-me a ficar sem nenhum deles por perto. Essa vontade foi aflorando em mim desde a infância com as HQs e depois com os livros na minha fase adulta. Não sei porquê algumas pessoas não leem, mas eu não posso mais julgá-los, cansei de ser um chato que queria que todo mundo lesse. Eu faço a minha parte, que é incentivar e indicar boas leituras, dar apoio e etc. Mas quando alguém não gosta de ler e declara isso eu só pergunto "por quê?" e pronto. Não debato mais nada com ninguém!

      Vi que você também escreve, será ótimo ter mais um amigo leitor/escritor para trocar ideias. Já te adicionei e segui o seu blog também. Vamos conversando e desmistificando essa coisa maravilhosa que se chama: livro!

      Um forte abraço e até breve!

      P.S. Ah, obrigado pelo belo comentário, opinião e elogio. Fiquei muito feliz com suas palavras!

      Excluir